A Área de Livre Comércio de Macapá e Santana

Você conhece a Área de Livre Comércio do Estado do Amapá?


A Área de Livre Comércio de Macapá e Santana foi elaborada em março de 1993, através da Lei nº 8.387/91. Ela está localizada no estado do Amapá e ocupa uma área de 220 mil/km², onde são desenvolvidas atividades de mineração, agricultura, pecuária e piscicultura.


Tributação diferenciada.


O principal fator a se observar é que a composição da base de cálculo de impostos nas Áreas de Livre Comércio Macapá e Santana (ALCMS) difere do restante do país, pois o custo tributário é reduzido em função do abatimentos de incentivos fiscais (PIS/COFINS/ICMS/IPI) concedidos as empresas instaladas, pois o critério de tributação é diferenciado.


E o resultado? Temos assim, uma carga tributária menor em relação à técnica utilizada, usualmente, entre os estados.


Sobre este tópico recomendo que leia mais aqui.


E para o resto do país?


Ainda, na fabricação de produtos com a utilização de matéria-prima regional, obedecidos os critérios da SUFRAMA, fica concedido isenção de IPI na comercialização para resto do País.


Mas para a isenção do tributo ser concedida é necessário que a matéria-prima utilizada seja de origem regional, ou seja, resultante da extração, coleta, cultivo ou criação animal.


E dentro do Amapá?


Dentre tantas vantagens, o Estado ainda oferta vantagens fiscais no tocante ao ICMS, na aquisição de equipamentos e nas operações internas e externas.


Para consultar a lista de benefícios cedidos pelo Estado do Amapá em relação ao ICMS clique aqui.


Esses sãos algumas das principais informações sobre a Zona Franca Verde. Mas para ficar ainda mais claro sua função e como a Lima Empresarial pode te ajudar a se beneficiar desta Área de Livre Comércio, assista ao vídeo abaixo.


A ampliação da área de livre comércio inclui agora incentivos para indústria.


Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei nº 4.966/16 que altera a Lei nº 8.387/91 que criou a Área de Livre Comércio de Macapá e Santana, sugerindo algumas alterações. Assim, parecer da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou ampliação a Área de Livre Comércio do Estado do Amapá aos municípios de Ferreira Gomes, Cutias do Araguari, Itaubal do Piriri, Porto Grande e Mazagão.


– IPI + INVESTIMENTOS.


A proposta determina também que a isenção de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), prevista para as Áreas de Livre Comércio na Lei nº 11.898/09, atingirá os produtos industrializados que utilizam predominantemente matérias-primas de origem animal, vegetal e mineral (com as exceções legais) ou agrossilvipastoril, originadas da Amazônia Legal.


Por meio dos incentivos fiscais, reduzem-se os preços dos produtos nacionais e importados vendidos na região, e dessa forma, estimula-se o comércio e, consequentemente, a geração de empregos.


Zona Franca Verde ≠ Zona Franca de Manaus.


Diferente da Zona Franca de Manaus, a Zona Franca Verde de Macapá e Santana beneficia os produtos em cuja composição final de fabricação haja preponderância de matérias-primas regional.


O objetivo da Zona Franca Verde é a promoção do desenvolvimento sustentável, a partir de sistemas de produção vegetal, animal e mineral; ecologicamente sustentáveis, coligados à proteção ambiental e ao manejo saudável de unidades de conservação.


Pretende-se, assim, melhorar a qualidade de vida da população, gerar emprego, renda e promover a conservação da natureza.


A posição geográfica privilegia o Amapá para o sucesso da Zona Franca Verde de Macapá e Santana, haja vista que de fato, a Área de Livre Comércio está localizada no estuário do rio Amazonas. Nada menos que o ponto do Brasil mais próximo dos Estados Unidos, do Platô das Guianas, do Caribe e da Europa (nada mal, hein?).


Além disso, o Estado dispõe de ampla rede hidrográfica e as duas cidades, de completa infraestrutura portuária e de um Distrito Industrial, sem contar ainda com a fácil penetração no mercado europeu.


Isenção de Imposto de Importação.


Está em andamento também um projeto que concede isenção do Imposto de Importação a insumos, máquinas e equipamentos necessários à produção na Zona Franca Verde.


O Projeto de Lei do Senado nº 68/2016, de iniciativa do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), altera a Lei que Institui o Regime de Tributação Unificada (RTU) na importação, por via terrestre, de mercadorias procedentes do Paraguai.

Estratégia de opções binárias Heiken Ashi

Estratégia de opções binárias Heiken Ashi Você está procurando por uma maneira eficaz de negociação no mercado de opções binárias? A estra...