A Suzano e a TCFD.
A Suzano se compromete a reportar suas práticas e indicadores em linha com as Recomendações da TCFD, bem como seguir avançando continuamente nesta trajetória.
Indicadores relacionados.
1. O que é a TCFD? 2. Trajetória Suzano 3. Governança 4. Estratégia 5. Gestão de Riscos e Oportunidades 6. Métricas e Metas 7. Olhar para o Futuro.
1. O que é a TCFD?
Contexto:
A TCFD foi criada pelo Financial Stability Board (FSB), junto a representantes de diferentes setores econômicos, públicos e privados, para tratar da disponibilidade e qualidade de informações financeiras relacionadas às mudanças climáticas. Esta força-tarefa foi criada a partir do entendimento de que estas mudanças podem afetar a estabilidade do sistema financeiro internacional, impactando diretamente as atividades econômicas. Para responder a isso, a TCFD publicou um conjunto de recomendações para reporte de riscos e oportunidades relacionados às mudanças climáticas.
As Recomendações englobam 4 dimensões de reporte:
Governança: divulgar a governança da organização sobre os riscos e oportunidades climáticos; Estratégia: divulgar os impactos reais e potenciais dos riscos e oportunidades climáticos sobre os negócios, a estratégia e planejamento financeiro da organização, quando a informação for material; Gestão de Riscos: divulgar como a organização identifica, avalia e gerencia os riscos climáticos; Métricas e Metas: divulgar as métricas e metas utilizadas para avaliar e gerenciar os riscos e oportunidades climáticos, nos casos em que a informação for material.
Em fevereiro de 2023, a TCFD já contava com mais de 1.000 apoiadores, entre os quais estão empresas com um valor de mercado que ultrapassava US$ 10 trilhões.
As 4 Recomendações da TCFD são detalhadas em Divulgações Recomendadas, conforme o quadro abaixo. Para cada uma das Divulgações Recomendadas, há também Orientações ( Guidance ) de modo a facilitar o reporte de informações.