Estratégia de negociação dos três patos.
Hoje iremos explicar um sistema que exige o uso de uma média móvel. Trata-se de uma estratégia desenvolvida por traders profissionais chamada de “estratégia dos três patos”. O nome pode parecer estranho, mas vem da frase “ponha seus patos em fila”, que significa estar bem preparado para determinada tarefa ou tornar-se mais eficiente. Você já viu uma família de patos nadando no lago? Geralmente, eles tendem a nadar em fila. É assim que o sistema funciona — ele ajuda o trader a tomar uma “fila” (uma série) de atitudes para conquistar resultados melhores. Tal como a maioria dos arranjos, ele é implementado durante uma tendência.
Então, o que precisamos para começar a usar este sistema?
O sistema de trading dos três patos é fácil. Ele lhe ajuda a encontrar os movimentos de ascensão e queda no mercado, e você não precisa baixar osciladores complicados ou buscar padrões específicos. Tudo que você precisa é considerar três intervalos de tempo: M5, H1 e H4. O único indicador necessário é a média móvel simples de 60 períodos, que pode ser encontrada em qualquer plataforma.Os analistas recomendam implantar este sistema ao operar com EUR/USD ou GBP/USD. Vejamos quais são os “patos” que compõem esta estratégia. Tomaremos o par EUR/USD como exemplo.
O primeiro pato.
Primeiramente, consultamos o intervalo maior (H4), conferindo se o preço atual está acima ou abaixo da SMA de 60 períodos.
Se o preço atual estiver acima da SMA de 60 períodos, consideramos abrir uma posição longa; Se o preço atual estiver abaixo da SMA de 60 períodos, consideramos abrir uma posição curta.
No dia 29 de maio, foi possível ver que a MA de 60 períodos estava se movimentando acima do preço no gráfico H4. Ou seja, neste caso estaríamos atrás de uma oportunidade de venda.
Ok, pegamos o primeiro pato! Vejamos se conseguimos encontrar mais provas nos intervalos menores.
O segundo pato.
No segundo passo, conferimos o gráfico H1.
Se o primeiro pato tiver dado uma pista bullish, precisamos verificar o preço atual também acima da SMA de 60 períodos. Se o primeiro pato tiver sinalizado a abertura de uma posição curta, o preço atual deve estar abaixo da MA de 60 períodos.
Aviso importante! Se as condições acima não forem cumpridas e o preço se comportar de forma diferente do que consta no primeiro passo, não podemos prosseguir para o passo 3.
No H1, o EUR/USD estava abaixo da SMA de 60 períodos. Sentimos segurança suficiente para considerar o terceiro passo.
O terceiro pato.
Agora, no gráfico M5, devemos aguardar um cruzamento.
Se estivermos em busca de uma oportunidade de compra, aguardamos até o preço cruzar a SMA de 60 períodos de baixo para cima. Se desejamos vender, esperamos até o preço cruzar a SMA de 60 períodos de cima para baixo. Se você quiser ter 100% de certeza, será necessário esperar até que o preço rompa a mínima/máxima local mais próxima.
Esta situação implica no preço estar se movimentando na mesma direção em todos os gráficos (todos os “patos”).
Quando colocar a sua take profit?
Você pode colocar a sua take profit perto das mínimas ou máximas anteriores, ou fazer o trailing da sua stop e seguir a direção do preço.
Vejamos o exemplo final. No M5, esperamos até o preço cruzar a média móvel de cima para baixo, aguardamos até que ele rompesse a mínima local anterior e abrimos uma posição curta em 1,1161. Nossa stop loss foi colocada em 1,1170 (acima da máxima anterior) e nós recolhemos os lucros (take profit) acima do suporte anterior em 1,1149.
Conclusão.
Esta estratégia lhe ajuda a considerar as movimentações do preço e utilizá-las para encontrar oportunidades mais lucrativas.