Registro de Imóveis em Itaguaí – RJ.
Se você vai vender, comprar ou herdar um imóvel, você deve oficializar essa aquisição ou transferência em um cartório, pois só assim você pode se tornar o proprietário oficial ou nomear um novo dono. Saiba agora como realizar um Registro de Imóveis em Itaguaí – RJ.
Lembrando sempre que as transações imobiliárias devem ser tratadas sempre com muita atenção por todas as partes envolvidas, respeitando as normas e leis, para evitar maiores complicações nos processos burocráticos e judiciais.
Porque devo registrar meu imóvel?
Somente depois do imóvel registrado em um cartório de Registro de Imóveis em Itaguaí – RJ, que ele passa a ser oficialmente propriedade, com todas as competências legais, do individuo mencionado no documento.
Não registrar um imóvel pode oferecer muitos riscos para todas as partes envolvidas em uma negociação imobiliária. O novo proprietário pode acabar assumindo dívidas, entre outras irregularidades do antigo dono, aumentando as chances da propriedade ser penhorada. Ou ainda o risco da venda do mesmo imóvel para diferentes pessoas, já que o imóvel não foi registrado pelo novo dono. Afinal apenas o registro pode afirmar quem é o atual e absoluto proprietário.
É no Registro de Imóveis também serve para registrar e salvar todo o histórico do imóvel, antigos e atual proprietário, restrições, irregularidades, processos, entre outras atribuições técnicas.
Escritura Pública de Compra e Venda.
Para fazer o Registro de Imóveis em Itaguaí – RJ você deve primeiramente formalizar as intenções da negociação em um Cartório de Ofícios de Notas por meio de uma Escritura Pública de Compra e Venda. As duas partes devem comparecer com os seguintes documentos em posse:
Nome Completo RG e CPF Estado Civil Profissão Residência.
Quanto custa para fazer um Registro de Imóveis em Itaguaí – RJ?
Não existe um valor definido e tabelado para todos os registros. Os custos podem variar a partir de uma série de fatores, desde o tipo do imóvel e seu valor total, os impostos atribuídos e emolumentos de cartório (que são diferentes em cada cidade).
Saiba quais são os impostos que devem ser pagos:
ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis) – Imposto municipal e pode variar dependendo da legislação do local do imóvel. Saiba mais. ITCMD (Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação) -Imposto estadual e pode variar de acordo com a legislação do Estado que se encontra o imóvel. Saiba mais.
Registro de Imóveis em Itaguaí – RJ – Certidões.
Antes de finalizar qualquer negócio imobiliário recomendamos a solicitação de algumas certidões que podem te ajudar a verificar as condições judiciais e histórico do imóvel. Essas certidões podem ser solicitadas no cartório de Registro de Imóveis em Itaguaí – RJ.
Uma delas, é a Certidão de Ônus Reais, que tem a finalidade de descobrir se o imóvel tem alguma restrição em relação a venda ou se pode ser negociado. Também é importante pedir documentos que comprovem que o imóvel teve todos seus impostos pagos e não possui nenhuma dívida pendente.
Outra certidão que você deve pedir é a Certidão Vintenária. Ela é responsável por conter o histórico da propriedade dos últimos vinte anos.
Cartórios Disponíveis na Cidade.
Saiba onde encontrar um cartório de Registro de Imóveis aqui em Itaguaí – RJ:
Nome Fantasia: Nome Oficial: CARTÓRIO DO DISTRIBUIDOR, CONTADOR E PARTIDOR Endereço: Rua General Bocaiúva, 424 Bairro: Centro CEP: 23815310 Telefone: (0xx21) 2688-7256 ramal 216 Fax: (0xx21) 2688-7256 ramal 269 Email: [email protected] Site: www.tj.rj.gov.br Horário de Funcionamento: De 2ª a 6ª feira, as 10h às 18h. Nome do Titular: Rita de Cassia Cerqueira Coelho Frejanes Nome do Substituto: Reni de Souza Silva Teixeira Nome do Juiz: Rafael de Oliveira Fonseca Abrangência: Município de Itaguaí. Atividades: Contador, Partidor, Distribuidor.
Como fazer o Registro de Imóveis – Passo a Passo.
Veja agora abaixo um passa a passo com tudo o que você precisa para realizar o seu Registro de Imóvel aqui na cidade de Itaguaí – RJ: